Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Desenvolvedor de games desabafa sobre o “ódio” dos jogadores

Reprodução/Gameblast

Desenvolver games é um situação para qual podemos usar o clássico termo “8 ou 80”. Há aqueles que vão defender o trabalho das empresas, enquanto outros vão criticá-la de forma ferrenha – e é exatamente sobre este grupo que um produtor decidiu escrever em uma coluna para o site Kotaku.

O produtor, que pediu para permanecer no anonimato e atua na indústria há cinco anos, disse que está trabalhando em um jogo de grande orçamento (os famosos “AAA”) e que a equipe está perto de concluí-lo. Porém, ele já está preparado para a torrente de críticas que deve cair sobre a empresa após o lançamento.

“Além dos milhões [de jogadores] ao redor do globo que irão comprar o nosso game e gostar dele, apenas alguns milhares irão usar a internet para dizer como ele é ruim – que está quebrado, com bugs e que é uma porcaria. Claro, sempre haverá críticas, o mundo precisa delas. Mas não creio que há justificativa para ataques pessoais, ódio em sentenças e toda a crueldade para com aqueles que trabalharam mais de 12 horas por dia, semanas, meses e, em alguns casos, anos para entregar a melhor experiência possível”, escreveu o produtor.

O autor também comentou que é importante que as produtoras sejam alertadas de falhas, mas de forma contida e sem ofensas. Ele ainda menciona que nunca percebeu esse nível de crueldade em outra indústria, e que talvez não veja pessoas dizendo a Tom Cruise para se matar caso não gostem de sua atuação em um filme.
Reprodução/Find Real Love
Dificuldades

Em seu texto, o produtor também menciona que produzir games é um trabalho complicado que também envolve coordenar uma equipe muitas vezes grande. Além disso, nem sempre os estúdios estão no mesmo nível (no que diz respeito ao orçamento), e antes de chegar no título que o jogador tem em mãos também houve muita discussão, acertos e debates.

Por fim, o autor termina o texto de uma forma que pretende tocar o leitor/jogador e mostrar a força que um comentário às vezes “inofensivo” pode ter em um produtor.

“Um comentário que parece insignificante para você pode agir como uma lâmina na mente de um produtor. Lembre-se que suas palavras geram um impacto na vida de pessoas que fazem jogos. Não importa quem você é. Você pode ser [o dono] do comentário que irá mudar a vida de um desenvolvedor”, termina o colunista convidado pelo site Kotaku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário