.

.

sábado, 13 de setembro de 2014

Entrevista com o desenvolvedor de jogos em Unity 3D Martin Gonzalez

Planejamento, organização, desenvolvimento, gerenciamento, marketing. Muitas são as tarefas que um desenvolvedor independente de jogos tem que executar.
A liberdade artística em poder fazer o jogo que queremos vem com a necessidade de ser multifacetado. Por isso, poucos conseguem ser bem sucedidos como desenvolvedores indie.
Nessa primeira entrevista internacional do Produção de Jogos, eu entrevistei o desenvolvedor de jogos argentino Martin Gonzalez.
Martin já desenvolveu 3 jogos completos independentemente, sendo que o código-fonte de dois deles podem ser obtidos para servirem como material de estudo.
Formado em desenvolvimento de jogos na Escuela da Vinci, Martin agora esta trabalhando num jogo que sera publicado pela Square Enix Latin Americaenquanto gerencia seus outros jogos já publicados.
Na entrevista, que foi feita em inglês e traduzida para compor esse artigo, nós conversamos sobre os primeiros passos e os desafios de desenvolver jogos indie, sobre os melhores lugares para publicar jogos, como escolher o modelo de negócio para seu jogo e muitas outras coisas (incluindo valores reais de quanto alguns de seus jogos já faturaram).
Além disso, Martin gentilmente aceitou responder várias perguntas enviadas pelos leitores do Produção de Jogos.
Essa entrevista demorou semanas para ser produzida, mas acho que valeu muito a pena! Conseguir tornar um desenvolvedor de outro país acessível aos leitores do Produção de Jogos, que inclusive puderam fazer perguntas para o entrevistado, faz valer todo o esforço.
Espero que vocês gostem da entrevista!

Entrevista 02: Martin Gonzalez

MartinGonzalez
Raphael Dias: Oi Martin! Estou muito contente de você ter aceitado meu convite para essa entrevista. Eu estou certo que os leitores do blog se beneficiarão bastante com as coisas que você tem para nos contar. Então, muito obrigado! Primeiro, eu gostaria que você se apresentasse. Seria bom saber mais sobre você e sobre o trabalho que você faz.
Martin Gonzalez: Raphael! Obrigado por essa entrevista, eu espero que ela realmente seja útil para seus leitores. Bem, meu nome é Martin Gonzalez, tenho 24 anos e sou da Argentina. Eu sempre adorei videogames, mas queria também fazê-los. Assim, eu entrei no mundo dos videogames em 2010 quando eu comecei a estudar game design na Universidade Da Vinci, aqui em meu país.
Hoje eu estou trabalhando numa companhia de videogame chamada Zupcat, trabalhando com Unity 3D e estou planejando começar um outro projeto independente. Eu tenho 3 jogos na Google Play e 1 para iOS: SuperBasket 3D,Crusher Balloon (AndroidiOS) and Horse Rider Rush.
Crusherbaloon
Raphael Dias: Quais foram seus primeiros passos no desenvolvimento de jogos?
Martin Gonzalez: Como eu disse antes, eu entrei no mundo dos videogames em 2010, mas meus primeiros passos de verdade em desenvolvimento foram em 2011, quando eu comecei meu primeiro projeto “SuperBasket3D” e semanas depois “Crusher Baloons”. Graças a esses jogos eu aprendi milhares de coisas, ganhei experiência e contatos.
No começo tudo era difícil e complexo porque eu estava aprendendo Unity 3D e C# (eu nunca tinha programado antes) mas com a prática e trabalho duro, hoje toda idéia que eu tenho eu consigo implementar.
Superbasketball3dpro
No começo tudo era difícil e complexo porque eu estava aprendendo Unity 3D e C# (eu nunca tinha programado antes) mas com a prática e trabalho duro, hoje toda idéia que eu tenho eu consigo implementar.
Raphael Dias: Quando você percebeu que era possível viver apenas como desenvolvedor independente de jogos?
Martin Gonzalez: Para ser sincero, um mês atrás. Eu estava conversando com a minha namorada sobre o meu novo jogo “Horse Rider Rush”, sobre ele ter alcançado mais de 10.000 usuários ativos em 2 meses e o aumento de 200% nos meus rendimentos do AdMob (sistema de anúncios).
Eu estava ganhando 60 dólares por mês e quando lancei esse jogo tudo aumentou: as impressões, os cliques e os downloads. No último mês (janeiro), eu alcancei US$ 389,42 com Admob, AppNext e Unity Asset Store e nesse mês (Fevereiro) eu ganhei 500 dólares.
Você pode ver esses dados na figura abaixo (clique nas figuras para amplia-las):
pic01b
pic01a
Raphael Dias: Você poderia nos contar quais jogos e recursos digitais (assets) desenvolveu até agora e onde eles estão sendo vendidos?
Martin Gonzalez: Eu desenvolvi de forma independente 3 jogos:
horseriderrush2

Nenhum comentário: